Cancelamento na internet: desafio de marcas e empresas no meio digital

Cancelamento na internet: desafio de marcas e empresas no meio digital

Conta aqui: você já cancelou alguém na internet? E a sua empresa, já foi cancelada por algum motivo?

Antes de responder, vamos ao conceito. A prática de ‘cancelar’ está relacionada à disseminação de ódio na web, geralmente feita em grupo, por algum motivo ou até mesmo sem nenhuma razão concreta.

Grandes marcas/empresas que estão presentes na internet já sentiram uma onda de exclusão ao ser cancelada por algum posicionamento ou má atendimento, perdendo confiança e até dinheiro de seus consumidores.

Na maioria das vezes, uma crise de cancelamento inicia por discordância de opiniões entre quem representa a empresa e e o cliente. Pode vir também da contradição sobre o que a empresa/marca diz que representa e o que ela transmite de fato, seja num anúncio publicitário ou num posicionamento. Uma palavra errada, no momento errado, também não escapa!

Se não souber gerenciar uma crise de imagem, as empresas podem ter prejuízos irreversíveis. Para que você evite que sua marca seja cancelada, trouxemos algumas dicas que ajudam numa comunicação limpa e coerente com o que o seu negócio representa.

Siga a missão, visão e valores do seu negócio

É importante manter o pé no chão e lembrar lá do início quando você definiu sua missão, visão e valores. Os três pequenos itens moldam o negócio e te direcionam para onde seguir,  como agir e que valores ter à frente.

Seja coerente

Existem muitos casos de cancelamentos motivados pela falta de coerência no que a empresa se propõe a fazer em algum momento. Por isso, suas ações devem ser coerentes com suas mensagens, assim como suas mensagens devem fazer sentido com o que a empresa/marca pratica e já transmitiu durante a jornada. O posicionamento mudou? Encontre uma maneira de comunicar isso de forma transparente.

Pense, repense e analise

É importante pensar em como suas mensagens e ações podem soar para chegar ao alvo perante o contexto. Seja uma publicação na rede social ou na distribuição de uma mídia impressa, por exemplo. Como citamos, uma palavra errada pode ser dita no momento errado. Procure planejar suas ações, por mais que sejam mínimas, avalie todas as formas que a mensagem pode ser interpretada.

Conheça o seu negócio e seus concorrentes

Pode até parecer clichê, mas não é! Conhecer o próprio negócio até nos defeitos, ajuda no desenvolvimento de melhorias e assertividade quando o assunto é falar com os seus colaboradores e com o seu público. Conhecer a concorrência também é fundamental para o seu crescimento, entendendo o que seu produto ou serviço carece em relação àquele que está no mercado com você.

A utilização de uma análise SWOT é importantíssima para entender de forma clara e objetiva os fatores internos e externos da sua empresa, junto com seus pontos positivos e negativos cada.

Posicionamento é a chave

Leva tempo e muito planejamento para construir um bom posicionamento de marca, mas quando feito com coerência, as chances de um cancelamento perdurar e ganhar força diminuem.

 

 

Texto: Eric Bentes

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