Como o Inbound Marketing pode ajudar empresas a vender mais
Quem trabalha com Inbound Marketing sabe que ele é suficientemente capaz de alavancar os resultados de uma empresa. Se você tem um empreendimento e ainda não conhece, não deixe a oportunidade de conhecer esse tipo de marketing, que é considerado a grande sacada dos últimos anos para investir menos e vender mais.
No post anterior nós falamos sobre cada etapa da metodologia. Agora, o que você vai ler aqui é uma contextualização de como o Inbound atua para que as empresas vendam mais.
Qual a importância do Inbound Marketing?
Por grande período, as empresas que desejavam atingir diretamente o consumidor final buscavam por mídia e venda off-line. Panfletagem, propagandas na televisão, Outdoors… Tudo isso foi muito comum, e nós sabemos que ainda é, sobretudo em Santarém.
Só que com o avanço da tecnologia e a usabilidade da internet, não ter uma estratégia de marketing na internet é tão arriscado quanto as empresas que não anunciavam nos outdoors décadas atrás. Mas, isso não se deve pelo fato apenas de que o marketing é no ambiente digital, mas, sobretudo porque o Inbound entrega valor ao consumidor.
É esse o ponto chave. O Inbound Marketing nada mais é do que uma forma de agregar valor a uma empresa, alavancando vendas e mostrando ao cliente a importância do consumo de determinado produto. Para isso, uma estratégia é desenvolvida com base na persona, que é o desenho de público ideal. E o trabalho é feito voltado diretamente no que a empresa mais busca: as vendas.
Um investimento lucrativo para todas as áreas?
Diferente de outros tipos de estratégias online e off-line, o Inbound Marketing é um investimento lucrativo para todas as áreas. Um microempreendedor que deseja ter seus produtos anunciados a nível regional ou até mesmo nacional, pode investir e ter um a mensuração do retorno.
“E como isso acontece?” De forma simples: a persona da empresa é estudada, a fim de entender diretamente como é o perfil desse consumidor. O que ele quer acompanhar, o que ele quer comprar, quanto está disposto a gastar, etc. Com isso é possível desenvolver um método de atração segmentado, especificamente para aquele perfil de público, o que torna os resultados mais exatos.
Vendas
Até aqui você já sabe como acontece o Inbound Marketing e como a metodologia trabalha através da atração. Agora, é fundamental entender como ela auxilia nas vendas.
1 – Custo benefício mais baixo em relação a outros formatos de anunciar
O ponto número um não é uma técnica de venda, mas é um assunto indispensável para quem investe em Inbound. Diferente de estratégias off-line, o investimento com Inbound gera retornos visíveis e o investidor pode ter acesso aos resultados em tempo real.
E nós estamos falando bem além de acompanhar os acessos nas suas páginas e perfis de rede social, campanha de anúncios, quantidade de visitantes ou o que necessita ser mudado… É bem além. Envolve análise de persona, automação de marketing segmentada, uso de ferramentas que possibilitam a propagação da sua marca sem precisar de investimento financeiro e por aí segue.
Tudo isso aumenta a economia de dinheiro, o que garante que cada cliente será ainda mais rentável para a empresa.
2 – O cliente é educado até o momento da compra, mas pode decidir pular direto para a venda
O Inbound permite que a persona se transforme em lead (oportunidade de negócio) em qualquer uma das etapas. O cliente pode passar por uma série de etapas até decidir a compra ou ele já pode estar decidido a comprar.
Um potencial cliente pode chegar no momento da decisão de compra ou ainda quando está reconhecendo que tem um problema e precisa de algo que a sua empresa oferece para resolvê-lo. Uma boa e completa estratégia de inbound vai atender o lead em qualquer momento que ele esteja.
3 – A marca com propriedade
Outro objetivo claro do Inbound e que auxilia visivelmente nas vendas é que a estratégia é desenvolvida para que o cliente não pense em outra marca ao falar de determinado assunto. Por exemplo, se é uma clínica veterinária, todo o conteúdo desenvolvido é para mostrar os benefícios de levar o seu animalzinho de estimação até ela.
Conteúdos mostrando a importância de um pet shop, quais os benefícios da tosagem, os problemas que o seu pet pode ter ao ter contato com outros, materiais fornecendo informações de vacinas, etc., aumentam a autoridade da marca. Sendo assim, a probabilidade de venda aumenta consideravelmente porque o cliente tem certeza da escolha feita.
4 – Processos mais interativos e eficientes
Além de todas as outras informações, este investimento facilita a relação cliente-marca, o que é extremamente vantajoso para qualquer empresa. Quando esta relação é forte e tranquila, o consumidor tem ainda mais certeza que está fazendo o investimento certo. Ou seja, se o desejo é um processo interativo e eficiente, que ocasione a venda, o Inbound Marketing é um forte aliado.
Com essas informações é possível perceber que a venda pode ser um pouco mais demorada do que com as técnicas off-line de marketing, mas os resultados são, sem dúvida, assertivos.
5 – Mídia lucrativa
Ao invés de investir em uma mídia que vai atingir 3000 pessoas e garantir apenas 5 vendas, o Inbound mostra que uma estratégia bem feita que atinge 300 pode garantir, no mínimo, 30 vendas, o que torna a estratégia ainda mais lucrativa.
Talvez, seja por este motivo que 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais, segundo a Rock Content. As que utilizam de uma estratégia planejada e bem elaborada levam em consideração a quantidade de público – consumidor – presente na rede: 50 milhões de usuários só no Instagram e o Facebook a rede com maior quantidade de pessoas no mundo.
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